Leia o artigo de Raquel Machado Leite no Curso de Especialização em Mídias na Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nesse trabalho, Raquel analisou vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais.

Muito nos orgulha saber que nossa história está registrada nesse trabalho científico. Este é o trecho que menciona a Desafio do Código.

De acordo com a Secretaria de Educação do Paraná e o Centro Tecnológico de Maringá, a terceira maior cidade do estado, em 2014 surgiu o Code Wars - Desafio do Código, baseado, também, na Hora do Código. Todas as informações sobre o referido intento estão disponíveis no //desafiodocodigo.com.br. O projeto utiliza plataformas gratuitas para ensinar matemática e lógica de programação nas escolas públicas estaduais. A coordenadora do Centro Regional de Inovação e Design de Maringá, Soraia Novaes, relata, na página oficial da Secretaria de Educação do Estado: “Apenas 12% dos nossos jovens tiveram ensino adequado em matemática. Esse desfalque dificulta muito a área de computação. Por isso, os alunos correm de cursos como engenharia da computação, pois acreditam que não vão conseguir.” Com um ano de implantação, o trabalho alcançou mais de 800 educandos do sistema público de ensino. O curso é ministrado por voluntários que podem ser professores ou profissionais de tecnologia da informação. As atividades ocorrem nos laboratórios de informática das próprias escolas em horário inverso ao turno da aula, os discentes devem cumprir missões e realizar preleções que são distribuídas durante o calendário letivo anual. A meta é estender o projeto para outros estados através de parcerias e voluntariados.

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