Era uma vez uma menina que morava no interior, mas sonhava com o mundo!

 

Criada pela mãe, aprendeu desde cedo a observar as pequenas coisas que fazem a vida cotidiana fluir. Sempre admirou a sabedoria das pessoas que estavam ao seu redor e achava lindo ver como aquelas pessoas simples resolviam problemas complexos do dia-a-dia usando os poucos recursos que tinham a disposição. Tinha a curiosidade fundamental para entender como as coisas funcionavam e a coragem suficiente de não aceitar um “por quê sim!”. Era apaixonada por tecnologia. A tecnologia representava para ela a coisa mais importante do mundo: liberdade. Via na tecnologia a liberdade para aprender, liberdade para se comunicar, liberdade para conhecer lugares, pessoas e histórias. Liberdade.

Usou a tecnologia para descobrir e estudar com os melhores cursos e professores da internet. Percebeu que grandes universidades do mundo ofereciam os mais diversos conteúdos. Cursos e programas completos, alguns deles até com certificações internacionais válidas no mundo todo.

Foi então que o sonho ficou inevitável.

E então, tinha que começar por algum lugar. Juntou as coisas e o coração e foi estudar na capital. Outros lugares, outras pessoas, outras possibilidades. Novas formas de enxergar o mundo e a vida. O peixinho dourado pulando para fora do aquário que nunca foi capaz de lhe prender. Liberdade.

Alegria de cada nova descoberta dava o combustível necessário para sonhar cada vez mais. De sonho em sonho a menina do interior chegou no Vale do Silício, o berço da inovação do mundo. E então, o Vale do Silício, que viu nascer empresas como Google, Apple, Facebook e Netflix abriu os braços para mostrar para a pequena grande exploradora que inovação de verdade é aquela que permite às pessoas serem protagonistas da própria vida. Inovação é aquilo que faz as pessoas irem mais longe, que liberta. Liberdade. O mundo. Ela tinha conseguido. E melhor, agora ela tinha o mundo nas mãos e uma ideia na cabeça, afinal liberdade não é liberdade se for apenas para uns.

Parabéns, seu sonho foi atualizado com sucesso!

Depois de ver a revolução da tecnologia acontecendo bem diante de seus olhos o sonho virou uma missão, a missão virou o desafio. Como levar essa liberdade para as outras pessoas? Como ajudar as mais diversas pessoas dos mais diversos lugares a encontrarem ferramentas para construírem seu próprio futuro? Como mostrar que todo mundo tem a chance de aprender qualquer coisa? Quantos desafios. Mas havia um desafio ainda maior. Mostrar para as pessoas que aprender é delicioso e que também pode ser divertido. Era isso, a ideia tinha nascido. Uma plataforma on-line para qualquer pessoa de qualquer lugar aprender de forma gratuita programação, matemática e inglês. Ou seja, as habilidades necessárias para criar coisas incríveis no mundo da tecnologia. E o melhor de tudo, aprender jogando. Cada etapa do aprendizado foi transformada em uma missão a ser concluída pelos seus participantes. Uma plataforma que transforma uma vida de aprendizado em aprendizado para a vida. Uma plataforma que democratiza o conhecimento e ajuda as pessoas a construírem histórias ainda mais incríveis do que essa. Já somos mais de 260 mil histórias.

Essa é a história de Soraia Novaes. Esse é o Desafio do Código.

 

Página inicial do desafio do código
Vídeo desafio do código
Logomarca desafio do código